CFF lança mais uma publicação do ProFar em oficina do Ministério da Saúde
Dr. Walter da Silva Jorge João -
Presidente do Conselho Federal de Farmácia -
(17/02/2017) - Motivo de dupla satisfação participar na manhã de quarta-feira, dia 8 de fevereiro, da mesa de abertura da I Oficina sobre Assistência Farmacêutica no SUS: preparando novos rumos, que está sendo realizada pelo Ministério da Saúde, no Campus Darcy Ribeiro, da Fundação Oswaldo Cruz. Primeiro porque, durante a solenidade, lançamos o terceiro livro da série de publicações do ProFar – Programa de Suporte ao Farmacêutico na Atenção à Saúde, do CFF. Essa publicação, em breve, será encaminhada a todos os concluintes do curso EAD do CFF sobre Prescrição Farmacêutica no Manejo dos Problemas de Saúde Autolimitados, oferecido gratuitamente por meio de plataforma digital ( www.cff-profar.org.br ).
Intitulado "Serviços farmacêuticos diretamente destinados ao paciente, à família e à comunidade - contextualização e arcabouço conceitual", o livro é a base do programa. Elaborado com a parceria de entidades como OPAS/OMS e o Fórum Farmacêutico das Américas (FFA), ele traz a descrição dos serviços e procedimentos farmacêuticos que o CFF quer estimular a implantação no país (para ler o livro, acesse http://migre.me/w18q1). Na pessoa da coordenadora do ProFar e assessora da Presidência do CFF, a farmacêutica Josélia Frade, parabenizo todos os autores e revisores responsáveis pela publicação.
O segundo motivo de minha satisfação, um motivo muito especial, é porque inauguramos mais uma etapa do nosso processo de reaproximação com o Ministério da Saúde e o DAF, iniciado em novembro quando fomos recebidos em audiência pelo ministro Ricardo Barros. Em meu discurso, eu disse, e repito que o CFF reconhece os avanços alcançados no acesso aos medicamentos pelos usuários do SUS nos últimos anos. Mas, essa oficina, construída em parceria com o conselho, além de ser uma demonstração de abertura ao diálogo, representa a grande oportunidade para que o Ministério da Saúde, por meio do DAF, avance procurando assegurar, também, a provisão dos serviços farmacêuticos.
Essa mudança garantirá ao Ministério da Saúde e ao DAF, uma nova face, uma nova maneira de planejar a assistência farmacêutica no país. O mundo moderno e a sociedade não aceitam mais o desenvolvimento de programas e projetos que visem qualificar a assistência à saúde, especialmente, a assistência farmacêutica, sem aproveitar as potencialidades do farmacêutico, até agora tão subutilizado. E farmacêutico cuidando do paciente no SUS é farmacêutico presente na unidade de saúde.
Fiquei extremamente feliz em ouvir o Dr. Renato Teixeira, diretor do DAF, reconhecer que assistência farmacêutica fragmentada e a falta de contato do farmacêutico com o usuário dos serviços de saúde têm colocado os pacientes em risco e aumentado o custo para o SUS. Mais ainda em ver o Dr. Renato Teixeira apontar o farmacêutico como o profissional tecnicamente preparado para lidar com a questão farmacológica, as interações medicamentosas e as reações adversas.
Está claro, pelas palavras dele, que o Ministério da Saúde tem consciência de que os tratamentos não efetivos e problemas relacionados ao uso de medicamentos são onerosos para o sistema. Renato Teixeira informou que, com a economia gerada pelas medidas de gestão, o Ministério tem conseguido não só ampliar o acesso aos medicamentos, como já disponibilizou 15 milhões de reais para a implantação de serviços voltados aos cuidados farmacêuticos, para o que, assinalou, a contribuição técnica do CFF tem sido essencial.
Nossa expectativa com todas essas mudanças relativas à Assistência Farmacêutica no Ministério da Saúde são as melhores. As demonstrações são de que o órgão não só percebe a enorme contribuição que o farmacêutico pode dar ao SUS, em qualidade da assistência e em economicidade, como se manifesta disposto a investir na efetivação do cuidado farmacêutico dentro do sistema.
A oficina do Ministério da Saúde se encerra nesta quinta-feira, dia 10. Nossa equipe permanece a postos, prestando a sua contribuição na elaboração do diagnóstico situacional que irá servir de base para o planejamento dessa nova Assistência Farmacêutica que o Ministério da Saúde quer materializar. Parabéns a coordenadora do evento, a farmacêutica Mirna Poliana Furtado, que tem se revelando uma apaixonada pelo seu trabalho frente à Coordenação Geral do Componente Especializado, do DAF. Que possamos seguir juntos, em prol de uma assistência à saúde ainda mais efetiva aos usuários do SUS.
Comments fornecido por CComment