| |

Dr. Edimilson Migowski

Dr. Edimilson Migowski

Médico Infectologista e presidente do Instituto Vital Brazil (Com colaboração de Thaís Marini)

Quanta sujeira cabe em um celular?

Dr. Edimilson Migowski -

Médico Infectologista e presidente do Instituto Vital Brazil -

(28/07/2017) - Você sabia que os telefones celulares são mais sujos do que uma sola de sapato? Isso mesmo! Um estudo do site Mashbale revelou que o aparelho que nos acompanha na cama, na mesa de refeições e até no banheiro, possui cerca de 25 mil germes por polegada quadrada. O que significa que eles podem carregar quantidade de bactérias superior à de descargas, maçanetas e solas de sapato!

Os celulares são um dos objetos mais manuseados do dia a dia e por isso mesmo servem de veículos para propagação de fungos e bactérias. Esses micro-organismos estão em todos os lugares e se instalam na nossa pele e também nos objetos como os telefones celulares. E uma das maneiras mais comuns de contágio é através das mãos quando não estão limpas, por que são elas que passam os fungos e bactérias para os objetos e também para os alimentos.

Ocorre a contaminação também quando os aparelhos celulares entram contato com as bactérias que estão na roupa, ou no corpo quando se deixam eles grudados, ou na bolsa, ou em cima da mesa, ou quando se manuseia dinheiro e usa o aparelho, ou nos banheiros e até mesmo na saliva na boca etc. A partir daí, forma-se uma flora bacteriana bem variada e os níveis contaminação incluem até coliformes fecais, entre outros. Alguns micro-organismos podem causar desde uma ferida na boca, conjuntivite, dor de garganta e até mesmo diarreias.
 
 Como higienizar celulares
 
Muitas pessoas se esquecem ou não dão a devida importância para os hábitos de higiene com os aparelhos celulares. Fiquem atentos às nossas dicas e mantenham seus celulares sempre limpos, para evitar problemas de saúde. Os telefones celulares de teclados ou celulares touchscreen com telas sensíveis ao toque têm os mesmos níveis de contaminação.

A limpeza dos celulares deve ser feita com o álcool isopropílico, que é um produto específico utilizado para limpar aparelhos eletroeletrônicos. Pode-se utilizar cotonetes, uma gaze ou um pano limpo, algodão ou também lenços umedecidos que também tem o mesmo efeito antisséptico e limpar todo aparelho.
A melhor maneira de evitar a contaminação é manter sempre as mãos bem limpas.
 
Fique bem, cuide-se bem!

Pin It

Comments fornecido por CComment

NO FACEBOOK