Um vício chamado café
Dr. Edimilson Migowski -
Médico Infectologista e presidente do Instituto Vital Brazil -
(04/01/2017) - Quem não resiste a algumas xícaras de café por dia está sempre atento às notícias sobre essa bebida produzida a partir dos frutos do cafeeiro. Afinal, o café faz bem ou mal à saúde? Aqueles que cultivam esse hábito mandam para dentro do organismo uma série de substâncias. Entre elas sobressai a cafeína, famosa por sua ação estimulante, mas o que aparece em maior quantidade no pequeno grão são os ácidos clorogênicos, compostos antioxidantes.
A xícara ainda concentra vitamina B3 e minerais como potássio, manganês e ferro. Tantas substâncias e vitaminas formam um composto que tem muito mais efeitos bons ao organismo que ruins.
Uma investigação do Instituto Nacional do Câncer, nos Estados Unidos, por exemplo, mostra que beber de três a quatro xícaras faz você viver mais. Para os homens, esse ganho representa 10% a mais na expectativa de vida. Já para as mulheres, 13%. O resultado não surpreende, afinal o café é uma das maiores fontes de antioxidantes.
Estudos científicos têm demonstrado os benefícios do café na prevenção de doenças hepáticas e também no tratamento adjuvante de diversas doenças do fígado. Além disso, uma pesquisa da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, avaliou mais de 140 mil pessoas com quatro doses diárias de café. O estudo apontou que o risco de problemas cardíacos diminuiu em até 11%, já que os compostos bioativos da bebida afastam o diabete tipo 2.
Atenção! A quantidade recomendada de café varia de três a cinco xícaras de café por dia para pessoas saudáveis.
Gestantes devem evitar o consumo de bebidas com cafeína, isso porque a bebida aumenta as secreções gástricas e também faz com que o risco de refluxo seja maior. Crianças também devem evitar o consumo da bebida, devido à irritação que ela pode causar no estômago.
Fique bem, cuide-se bem!
Comments fornecido por CComment